Você gostaria de treinar seu gato a usar a caixa de areia, mas não sabe como?
– Aqui estão algumas dicas e truques para você!
O banheiro do gato adequado é essencial para manutenção da higiene e limpeza da casa.
Isso também se aplica se o gato tiver acesso à área externa, passando a maior parte do tempo fora de casa, incluindo fazendo as necessidades fora. Gatos com acesso à rua gostam de ter a opção de ter seu próprio banheiro dentro de casa.
Não se surpreenda se encontrar urina ou fezes no carpete, cama ou outro lugar, caso não possua caixa de areia limpa.
Regras básicas para o número mínimo de caixas de areia disponíveis.
Número de caixas de areia = n°de gatos +1
Por que meu gato faz as necessidades fora da caixa de areia?
Depois que o tapete persa caro ou o novo sofá estiver molhado, até os amantes mais serenos dos gatos ficarão irritados e preocupados.
Por que meu amigo felino de repente começou a fazer as necessidades fora?
Até então usava a caixa de areia regularmente!
Nada irrita mais o tutor de um gato do que encontrar urina ou fezes fora do lugar.
Primeiro de tudo, tente manter a calma!
Medidas drásticas como gritar com o gato, segui-lo com um spray de água ou pressionar o nariz na sujeira não são apenas cruéis e improdutivas, mas também podem levar à perda definitiva de confiança. O resultado pode ser o comportamento exatamente oposto ao que você deseja alcançar
– portanto, nunca faça essas coisas!
NUNCA!
Se seu gato mudou de comportamento, certamente existe uma causa desencadeando isso!
Tente achar a causa raiz e você será capaz de evitar reincidências de “contratempos” no futuro.
Ação imediata necessária
Se seu gato escolheu um novo lugar fora da caixa para fazer as necessidades, isso exige ação imediata:
Você precisa imediatamente tornar esse lugar o menos atrativo possível – deixando a porta do cômodo sempre fechada ou mudando o lugar dos móveis.
Você pode mover o local de alimentação para esse local – os gatos nunca sujam o local onde se alimentam. Você também pode cobri-lo temporariamente com uma folha de plástico ou alumínio para torná-lo desinteressante para o gato.
Você deve colocar uma caixa de areia próximo ao ponto que está sendo usado como “banheiro” – deve, em seguida, se aproximar pouco a pouco, todos os dias.
Se mesmo a limpeza mais completa não tiver efeito, o tapete ou carpete do local precisará ser completamente removido, pois é provável que o local seja usado novamente no caso de odores remanescentes.
Limpeza Completa
Se algum objeto for sujo…
- Use água quente e um limpador neutro
- Depois use um pano umedecido com álcool a 40% (facilmente encontrado em farmácia) – esfregue bem.
- Conclua com um limpador enzimático (disponível em petshops).
Ele dissolverá os cristais de urina e gordura – o que significa que o odor desaparecerá completamente, até para o nariz sensível do gato!
Possíveis razões
Fazer necessidades fora da caixa e a marcação podem ter muitos motivos:
Você moveu a caixa de areia, ela é muito áspera e machuca as patas?
Ou talvez a caixa seja muito pequena, mal posicionada ou não esteja suficientemente limpa?
O animal tem problemas de saúde ou está estressado por uma situação recentemente alterada?
Há toda uma gama de possibilidades que precisam ser verificadas!
Frequentemente, as mudanças no ambiente são a razão do comportamento indesejado.
Ou o gato evita a caixa de areia e seu conteúdo porque não está preenchida adequadamente ou está suja? A areia suja afasta os gatos, o que não surpreende, pois eles têm narizes altamente sensíveis e reagem ao cheiro de urina ainda mais fortemente do que os humanos.
Estresse psicológico
O seu gato está estressado com uma mudança na rotina devido à realocação, competição ou móveis novos, crescimento da família, tristeza, divórcio, mudança na dinâmica familiar, etc…?
Ou talvez esteja processando experiências traumáticas (por exemplo, cães agressivos, véspera de Ano Novo?)
Talvez gatos intrusos tenham entrado no quintal ou jardim onde é território do seu gato.
Seu gato precisa de mais atenção?
Problemas de saúde
O animal tem algum problema de saúde (por exemplo: cistite, diarréia)? É idoso? Têm incontinência?
Se o seu gato parecer ou agir de maneira diferente – você saberá imediatamente que algo está acontecendo! Se você não tiver certeza e suspeitar de um problema orgânico, marque imediatamente uma consulta com um veterinário que possa verificar minunciosamente o estado de saúde do seu gato.
Marcação de território
Um gato sexualmente maduro e não castrado é propenso a ter comportamento de marcação de território. A urina de uma gata adulta tem um cheiro forte, pois contém odores hormonais sinalizando seu estado atual.
Gatos machos também os usam para marcar seu território.
A limpeza diária da caixa de areia ajuda apenas parcialmente e não há necessidade de tentar cobrir o odor com um cheiro diferente – ele sempre passará!
Somente uma areia de ótima qualidade e a castração combaterão o forte odor na caixa de areia.
Gatos não treinados
Os gatinhos geralmente aprendem a usar o banheiro com a mãe e os irmãos. Eles simplesmente observam e copiam o que vêem. Se um gatinho é separado de sua família muito cedo, pode ter perdido a lição. Nesse caso, você precisa assumir o controle e mostrar ao seu amigo felino para que serve a caixa e seu conteúdo. Durante o tempo de brincadeira, no calor do momento, por assim dizer, pode acontecer que os pequenos se esqueçam de usar a caixa de areia – não há muita diferença para crianças!
Treinar seu gato em casa
Se um gatinho aprender a se comportar, por exemplo, através de elogios e recompensas de carinho desde cedo, a convivência será muito mais harmoniosa desde o início. No entanto, é muito difícil treinar gatos adultos, especialmente quando se trata de mudar os padrões comportamentais. Gatos adoram rotina e podem ser bastante obstinados.
Eles podem não entender o motivo por trás de seus desejos – e como deveriam, se as coisas sempre estavam bem do jeito que estavam?
Não parecia um problema até agora, não é? Aqui estão algumas dicas valiosas para que a convivência com seu gatinho funcione sem problemas desde o início:
Gatinhos e o banheiro
Entre 3 a 6 semanas de vida, gatos filhotes tem idade o suficiente para serem treinados a usar o banheiro.
Para isso, banheiros (bandejas) de plástico especiais estão disponíveis em petshops com a borda baixa e recorte de entrada ondulado para facilitar a entrada e saída dos pequenos.
Assim que os gatinhos começam a ingerir alimentos mais sólidos, a mãe para de limpá-los.
Nesse momento, você deve ter a caixa de areia pronta, colocando-a próxima aonde fica a ninhada.
É essencial manter o banheiro extremamente limpo, caso contrário, alternativas podem ser procuradas em locais indesejados em toda a casa.
Elogios e carinhos ajudarão a associar o uso da caixa de areia como uma coisa boa (reforço positivo).
Use a mesma areia do local que o gato veio
Grande dia chegou: Seu gato está chegando em casa!
Novo habitante precisará de um banheiro com areia apropriada à espécie, que garanta perfeita higiene e segurança.
Para garantir que os filhotes a reconheçam, convém usar a mesma areia do criador ou ONG para o seu próprio banheiro para gatos.
Assim, eles se sentirão mais em casa imediatamente.
Não use areia que forme torrão para filhotes
Gatos muito jovens são naturalmente curiosos e irão inspecionar a caixa de areia por conta própria.
Para evitar problemas indesejados da ingestão acidental de pellets, uma areia à base de plantas e sem formar torrão é a melhor escolha para gatinhos.
Cat’s Best Comfort é feito de fibras vegetais ativas e pode ser digerido sem problemas. Depois de um tempo, o gato – terá percebido que a areia não deve ser ingerida de qualquer maneira.
Comece o treinamento imediatamente
Logo após abrir os olhos pela primeira vez, os gatinhos começarão a observar o comportamento de sua mãe. O que ela está fazendo naquela caixa? Quando estiverem andando, eles copiarão suas ações.
Coloque a caixa de areia nas proximidades do local de dormir para que os gatinhos possam assistir aos procedimentos. Uma vez que eles precisam fazer suas necessidades pela primeira vez, eles já podem ter entendido seu propósito.
Rege die Verdauung Deiner Kitten an
Normalerweise regt die Katzenmama die Verdauung ihrer Jungen an. In gewissem Alter ist das nicht mehr zwingend notwendig, Du kannst das aber nutzen, um Kitten auf die Toilettennummer einzuschwören; wenn die Kitten dann bei Dir zuhause sind, kannst Du das am Anfang dafür noch ein wenig nachahmen. Massiere nach der Mahlzeit einfach sanft das Bäuchlein und setze das Katzenkind anschließend in das Katzenklo. Dann flutscht es gleich ein wenig leichter und es weiß nach ein paar Malen, dass hier der Ort ist, um sein Geschäft zu verrichten.
Estimule a digestão do seu gatinho
Geralmente, a mãe do gato estimula a digestão de seus filhotes.
A partir de uma certa idade, isso não será mais necessário. No entanto, você pode usar esse padrão comportamental para o treinamento da caixa de areia quando os filhotes estiverem em sua própria casa. Simplesmente imite a lambida da mãe massageando suavemente com um algodão umedecido com água morna a barriga após a refeição, seque-o – e coloque-a na caixa de areia logo depois. Irá ficar mais fácil com a prática e depois de algumas vezes, os pequenos saberão que este é o lugar para fazer as necessidades.
Cuidado com o tamanho da caixa de areia
Ao escolher um banheiro de gato, certifique-se de não comprar um “mini banheiro”. Pode servir muito bem ao propósito por um tempo – no entanto, depois de apenas algumas semanas, já será muito pequeno.
Obviamente, o mercado oferece uma variedade de opções “fofas”!
No entanto, mesmo se você estiver tentado a fazer a compra, lembre-se de que não irá usar por muito tempo!
Justamente devido a escolha ser ligada ao seu gato e seu conforto. Forma, cor e design podem agradar você, mas no final é o seu gato que usa o banheiro. Portanto, tampas e abas devem ser evitadas nesse momento – elas podem apresentar apenas obstáculos para o seu filhote.
Coloque o filhote na caixa após a alimentação
Logo após a alimentação, coloque o gatinho na caixa de areia:
A possibilidade de alívio imediato após uma refeição é muito alta.
Além disso, comportamentos como busca por um lugar tranquilo ou repetidas voltas e arranhões no chão significam que você deve colocar seu gato no banheiro.
No entanto, não exagere! Pular e colocar seu gato imediatamente na caixa após cada pequena refeição pode transformar o tema do banheiro em um trauma em algum momento.
Elimine cuidadosamente os excrementos
Os gatinhos são tão sensíveis ao odor quanto seus parentes adultos – os maus cheiros são perturbadores para eles e sempre evitarão qualquer cheiro ruim.
Portanto, você deve tentar manter o banheiro limpo! Para garantir que o gatinho se sinta confortável, você deve se livrar dos excrementos várias vezes ao dia: as fezes devem ser removidas e a caixa reabastecida com areia limpa.
Dessa forma, a caixa de areia permanecerá um local de bem-estar que o gatinho terá prazer em usar.
Não limpe com tanta frequência no inicio
O gatinho fez suas necessidades na caixa de areia pela primeira vez?
Ótimo! – elogie-o excessivamente – assim, a ação será marcada como positiva.
Se as excreções não foram totalmente cobertas, você pode fazer o resto: basta cobri-las com areia para mostrar ao gatinho como isso é feito. No entanto, não limpe a caixa imediatamente depois e deixe tudo como está por um tempo. Às vezes, até a mudança completa semanal pode ser ignorada no começo.
Odor e o processo de uso da caixa serão conectados a uma unidade no cérebro do seu gatinho.
Eles aprendem rapidamente e, depois de algumas repetições, em breve terão entendido o objetivo da caixa de areia.
Vinagre para limpar os lugares marcados fora da caixa?
Como nos livramos do odor e das manchas de urina em locais inapropriados da melhor maneira?
Primeiro pegue um papel toalha ou uma toalha velha para limpar a umidade; depois proceda à limpeza do local com sabão neutro ou limpador sem amônia – caso contrário, o cheiro fará o gato usar ainda mais o local! Então, você pode tentar combater o odor com uma solução de vinagre – no entanto, o tiro pode sair pela culatra, pois os gatos detestam o cheiro do vinagre e, em alguns casos, podem tentar “apagá-lo” usando o local ainda mais excessivamente.
Por fim, um limpador à base de enzimas é sempre a melhor escolha, pois não apenas limpa o local, mas também elimina o odor.
Treinando gatos mais velhos a usar o banheiro
Com um pouco de paciência e empatia, os gatos adultos também podem ser treinados para usar a caixa de areia.
Antes de um gato morar com você, busque saber sua antiga situação e preferências de vida:
o gato já está acostumado a uma caixa de areia ou vivia na rua e nunca viu uma caixa de areia em sua vida inteira?
Existem sanitários específicos para gatos cuja forma e design são conhecidos pelo seu gato antes?
Existem produtos de limpeza com cheiro familiar – ou algum que o gato odeia?
Alguns gatos aceitam apenas um banheiro limpo com produtos conhecidos – ou eles precisam ser limpos imediatamente depois de fazer suas necessidades – caso contrário, é impossível!
Que areia o gato prefere? Talvez haja uma marca favorita?
Quanto mais informações você coletar antecipadamente, mais fácil será a mudança – para vocês dois!
Use a mesma areia que o gato estava acostumado
O conteúdo é tão importante quanto a própria caixa de areia.
Ao adotar um gato, você deve perguntar ao criador ou ONG a marca de areia que usam.
Se você usar a mesma areia no começo, seu novo gato se sentirá em casa.
Caso você não goste da marca e decida mudar, tente a técnica da transição gradativa: para introduzir um novo tipo de areia, comece adicionando um pouco do novo ao antigo, aumentando a quantidade gradualmente.
Dessa forma, o gato dificilmente perceberá a mudança e poderá aceitar a nova marca sem problemas.
Fornecer várias caixas de areia
Como regra geral, você deve sempre deixar mais caixas do que gatos na casa. Um gato deve sempre ter pelo menos duas caixas, dois devem ter três e assim por diante.
Várias caixas são a escolha certa também para gatos que gostam de urinar em um local diferente daquele usado em seus excrementos.
Essa separação é alcançada apenas usando várias caixas de areia.
Se sua casa ou apartamento tiver mais de um andar, também faz sentido colocar pelo menos uma caixa por andar.
Coloque os excrementos na caixa de areia
Um gato que nunca usou uma caixa de areia antes pode às vezes não saber o que fazer com ela. Você pode ajudar, mostrando-lhe o objetivo: se o gato não tiver acesso externo e, sem saber para onde ir, fazer suas necessidades em local inapropriado basta pegar as fezes e colocá-las na caixa de areia.
Permita que seu gato assista este procedimento para que ele saiba para que serve a caixa.
Mantenha-se calmo e gentil e mantenha uma certa distância das fezes.
Isso não é um castigo, deve ser uma boa maneira de apresentar seu gato à caixa e à sua finalidade!
E, como tal, também deve ser percebido pelo seu gato. Eles são seres sensíveis e aprenderão rapidamente – no entanto, seja paciente e espere alguns dias até que o gato aprenda a usar a caixa de areia por conta própria.
Cave a areia com as mãos
Um gato que nunca experimentou o uso de areia higiênica não saberá instantaneamente o que fazer com ela. Use as mãos para raspar um pouco – e verifique se o gato está por perto para observar a ação.
A raspagem remeterá a tarefa de raspar o chão antes e depois de fazer suas necessidades na natureza. É usado para cavar um buraco e depois cobrir as fezes.
Ao entrar no novo território, seu gato deve se familiarizar com a caixa de areia e ter a chance de cavar nela. Usá-la de forma divertida tornará mais fácil reconhecer seu real objetivo.
A caixa de areia perfeita
O que torna o banheiro para gatos um refúgio perfeito?
Basicamente, a caixa de areia é perfeita quando o gato a aceita como confortável.
Se não gostar da caixa, não há como fazê-lo usá-la.
Gatos, assim como os seres humanos, gostam que seu banheiro seja limpo e espaçoso.
O gato precisa de espaço suficiente para virar dentro da caixa. Alguns animais não só gostam de cobrir, mas também de completamente enterrar as necessidades – nesse caso, verifique se a caixa é robusta e sustentável o suficiente para suportar raspagem excessiva.
A urina e as fezes são geralmente deixadas em locais e cantos separados; a caixa deve, portanto, fornecer espaço suficiente.
Escolhendo a caixa de areia correta
Os banheiros para gatos estão disponíveis em vários formatos e modelos.
Não é tão fácil escolher a melhor opção. Pense no que seu gato realmente precisa. Não fique tentado a comprar uma caixa de areia pelo seu estilo sofisticado – aqui, a função definitivamente é atender o gosto do seu gato.
O tipo de raça não faz diferença.
No entanto, os gatos maiores obviamente precisam de mais espaço para se movimentar livremente sem bater o rabo nas paredes. A altura de entrada também é um fator a considerar: Gatos muito jovens e velhos podem ter problemas ao entrar em uma caixa com bordas altas.
Alguns gatos não apreciam uma caixa com tampa ou uma com portinha – caso você não queira errar, é melhor pular esses recursos extras.
Tons escuros podem ser considerados estilosos e modernos, no entanto, seu gato pode ter idéias diferentes. Uma caverna escura nunca seria escolhida por gatos inteligentes na natureza, pois pode esconder inimigos perigosos! Melhor escolher cores claras e amigáveis para o banheiro do gato.
Aqui, você encontrará uma visão geral dos modelos atuais testados:
Os melhores banheiros para gatos – Resultado de testes 2019
Tipos de caixa de areia
Aberto ou fechado?
Muitos gatos não gostam da variação com teto – na natureza, eles também se certificam de não usar uma caverna para fazer as necessidades. Outros gatos podem não se importar com um teto sobre suas cabeças.
No entanto, todos eles apreciarão o acesso fácil. Idealmente, uma caixa de areia aberta deve ter uma borda que se curva para dentro: Dessa forma, a maior parte da areia fica dentro. Para areia derramada, um tapete especial pode ser colocado na frente da caixa de areia para gatos. Além disso, manter um aspirador de pó pequeno a pilhas por perto é sempre uma boa idéia.
Bandeja tradicional (caixa de areia)
Caixa de areia fechada
Melhor local para colocar a caixa de areia
Os seres humanos pensam muito em construir o banheiro no lugar certo dentro da casa.
Este também deve ser o caso de um banheiro para gatos.
Escolha um local tranquilo, onde seu amigo felino não seja perturbado – nunca o instale bem no meio do corredor!
Imagine ter que usar um banheiro em um local movimentado – como seria isso?
Exatamente o mesmo vale para o seu gato!
Ele prefere um refúgio discreto para fazer suas necessidades tanto quanto qualquer humano.
Separado das áreas de comer e dormir
Você gostaria de comer dentro do banheiro? Não? – Porque não?
OK – podem existir certas exceções, mas não para seu gato:
Gatos nunca vão comer no mesmo local em que fazem as necessidades – o mesmo vale para área de dormir. Portanto, nunca é uma boa ideia instalar a caixa de areia nas proximidades da área de alimentação e descanso.
Área livre de correntes de ar
Certifique-se de que seu amigo felino encontre um espaço separado para o banheiro – longe da agitação, protegido do barulho e do vento.
Na varanda ou logo abaixo de uma janela, por exemplo, não são bons locais para a caixa de areia. Imagine ter que sair para fazer suas necessidades – isso também não seria atraente para você.
Esse tipo de experiência ao ar livre deve ser deixada para os sujeitos obstinados – e mesmo esses sempre escolhem um clima mais ameno.
Lugar tranquilo
O local certo deve atender à necessidade do gato por discrição e paz. Um ambiente propenso a perturbações ou ruídos repentinos – por exemplo atrás de portas ou próximo à máquina de lavar ou secar roupa – deve ser completamente evitado. Caso contrário, pode acontecer que o gato saia do banheiro em choque ou pânico e nunca mais o use em ocasiões futuras.
Acesso livre
O banheiro para gatos deve ser sempre fácil de encontrar. Não pode haver dificuldade de acesso – pois isso rapidamente levará a “acidentes” no tapete. Os gatinhos, que ainda não estão acostumados com a caixa de areia, podem não chegar a tempo: nesse caso, pode ocorrer de fazer em local inapropriado. Pelo mesmo motivo, gatinhos e gatos mais velhos não devem subir escadas para encontrar o banheiro.
Mantenha a caixa de areia sempre no mesmo local
“Não se mexe em time que está ganhando”!
Gatos gostam de rotina.
Eles sempre se apegam a processos que funcionam bem e adoram seus rituais. Da mesma forma, eles odeiam incidências inesperadas e a mudança no ambiente de imediato nunca é vista como uma coisa boa.
Depois que a caixa de areia e seu espaço forem aceitos, não a altere.
Deixe tudo como está e você será recompensado por um companheiro completamente relaxado sempre que se trata de higiene.
Limpeza da caixa de areia
Os cheiros decidem sobre o comportamento social e territorial de nossos amigos felinos.
Se um gato não gostar do cheiro da areia, ele pode ignorar completamente o banheiro do gato. Muito pouca areia ou sujeira podem afastar os animais também – especialmente porque seus narizes são muito sensíveis e reagem de acordo com o cheiro da urina. Sempre verifique se o banheiro do gato está limpo e acolhedor.
Antes de cada troca completa da areia, você deve limpar a caixa completamente:
Banheiro do gato – limpeza padrão
- Esvazie a bandeja e descarte o conteúdo
- Lave a caixa com água quente e detergente neutro.
- Deixe tudo de molho por 10 a 20 minutos.
- Esvazie a caixa e esfregue os restos com uma escova ou esponja
- Seque a caixa com um pano limpo ou papel toalha.
- Coloque a caixa no local habitual e preencha com a areia.
Se a caixa tiver teto deve ser limpa essa parte também!
A tutora está grávida? Nesse caso, sempre use luvas ao limpar o banheiro do gato. Se estiver grávida, existe o risco de infecção por toxoplasmose, que pode ser transferida através de fezes de gatos. Isso significa que o banheiro do gato deve ser limpo cuidadosamente diariamente para evitar o contato com material infeccioso. Descarte areia e excrementos em sacos plásticos selados através do lixo doméstico.
Frequência de limpeza para os banheiros de gato
A caixa de areia deve ser limpa e reabastecida com areia limpa regularmente. Depende do tipo de areia há uma frequência que isso deve ser feito. Existem grandes diferenças que obviamente afetam os intervalos e a economia.
A funcionalidade também desempenha um papel: se você estiver usando uma areia que não forma torrão, não escapará de uma mudança frequente completa. A areia de qualidade que forma torrão torna as coisas muito mais fáceis: você só precisa trocar o conteúdo inteiro a cada 4-6 semanas e – dependendo da marca – economizará muito dinheiro.
As altas temperaturas do verão pioram o cheiro; aqui você pode aprender como combatê-lo:
Limpeza diária
Torrões e fezes devem ser descartados diariamente.
Reabasteça com areia limpa a mesma quantidade retirada. Se você não se livrar das excreções, seu gato pode ignorar completamente a caixa de areia, mesmo que uma mudança completa tenha sido feita apenas recentemente.
Portanto, é sempre melhor verificar frequentemente se há torrões e descartá-los imediatamente.
Mas não se preocupe! Não há necessidade de fazer sujeira. A melhor forma para retirar torrões e fezes é com uma pá especial.
Limpezas semanais
Se você estiver usando uma areia de gato mineral tradicional à base de bentonita, areia de quartzo ou silica, uma limpeza semanal padrão do banheiro do gato será inevitável.
Esvazie completamente a bandeja, descarte todo o conteúdo e encha-o com areia limpa.
Você também pode usar um limpador neutro e não perfumado. No entanto, nunca use produtos químicos ou produtos fortemente perfumados! Caso contrário, a superfície plástica da caixa pode começar a corroer – ou o gato pode recusar.
Você ama um perfume fresco após a limpeza?
Aqui estão alguns cheiros que seu gato não aceita: amônia, cebola, vinagre – assim como gerânio e flor de esporão. Ao usar esses aromas, seu gato pode simplesmente “evaporar”!
Substituia a caixa de areia 1 vez ao ano
Cada caixa de areia deve ser substituída anualmente ou – no mínimo – a cada dois anos. A raspagem e arranhão causam pequenas rachaduras na superfície plástica, resultando no acúmulo de resíduos ao longo do tempo. Revestimentos finos de plástico não são aconselháveis – as garras ficam presas neles e, através dos orifícios e fendas resultantes, a urina pode acumular facilmente por baixo.
Qual produto devo usar para limpar a caixa de areia?
Os gatos são animais altamente sensíveis por natureza. O olfato deles é sensível e eles percebem o ambiente até pelas patas. Superfícies ásperas, bordas afiadas, uma substância escorregadia ou um cheiro artificial serão todos considerados perturbadores. Para limpar o banheiro do gato, a água quente e um limpador neutro são a melhor escolha.
Use a pá
A melhor maneira de descartar torrões de areia é usar uma pá especial com um espaçamento de 7 a 9 mm: assim, apenas as partes sujas grudam – a areia limpa simplesmente cai de volta na caixa.
Use água morna
Use água morna para limpar a caixa de areia. Quanto mais alta a temperatura, mais eficiente é o processo de limpeza. A sujeira simplesmente se dissolve mais facilmente.
Use um limpador neutro
Os cheiros químicos afastam os gatos do banheiro. Ignore produtos de limpeza, desinfetantes com aroma de pinho ou à base de ácido, ou qualquer produto que contenha amônia. O banheiro para gatos limpo deve ser reabastecido com 5-7 cm de areia.
Qual tipo de areia de gato devo usar?
Na natureza, os gatos fariam suas necessidades em solo macio e solto.
Um buraco seria cavado no chão e os excrementos seriam completamente cobertos depois de “ir ao banheiro” na natureza. Os gatos domésticos também tentam copiar esse comportamento por instinto em ambientes fechados; arranhar e cavar ansiosamente fará com que a areia saia da caixa às vezes – ou pode grudar nos pelos e nas patas.
Como podemos criar um ambiente natural em casa para que os instintos do gato sejam atendidos o máximo possível? Existe um banheiro “natural” para o ambiente humano?
Muitos amantes de gatos passam muito tempo pesquisando e testando diferentes marcas de areia na busca da opção natural perfeita, o que também oferece um ótimo nível de higiene: a gama de produtos é tão diversa quanto as preferências dos gatos e dos donos de gatos.
Escolhendo a areia certa
O mercado de areias para gatos pode ser dividido usando vários critérios: As matérias-primas usadas, por exemplo minerais ou fibras vegetais – ou propriedades funcionais, por exemplo, formação ou não de torrão. Outros critérios são a espessura, por exemplo se o pellet mais grosso, fino ou granulado – ou o uso de aditivos (perfume, cor ou produtos químicos adicionados para aumentar o desempenho).
Mineral
As matérias-primas usadas para areia de base mineral – bentonita (argila), areia de quartzo ou silica – são extraídas em poços abertos. Nas áreas com recursos esgotados de bentonita, poços gigantes estão sendo deixados para trás e a destruição maciça do meio ambiente leva anos para recuperar. A areia mineral tem um alto peso líquido, altos níveis de poeira e não é compostável. Essa areia deve ser descartada no lixo doméstico – uma grande pressão nos aterros sanitários.
Mineralische Klumpstreu
Es gibt sowohl klumpende als auch nicht klumpende Mineralstreu.
Beim Einsatz von nicht-klumpender Streu musst Du in regelmäßigen Abständen einen kompletten Streuwechsel vornehmen; sie ist also weniger ergiebig und nicht so sparsam was den Verbrauch angeht.
Auch der Geruchsstopp ist weniger effizient.
Allerdings ist Klumpen Bildung nicht gleich Klumpen Bildung! Es gibt gravierende Unterschiede, was Festigkeit, Abgrenzung des Klumpens, Saugkraft, Geruchsbindung und Ergiebigkeit betrifft.
Mineral – formação de torrão
A areia mineral está disponível em duas formas: sem e com formação de torrão. Se você estiver usando areia mineral que não forma torrão, é necessária uma troca completa da areia com frequência; portanto, é muito menos econômico que outros tipos. Além dos altos níveis de consumo, essa areia também é menos eficiente em relação ao desempenho de absorção de odor.
No entanto, a que forma torrão não tem o mesmo desempenho dos demais tipos que formam torrão! Existem diferenças extremas na consistência, na formação do torrão, no desempenho de absorção de umidade e odor, bem como na eficiência.
Silica
A silica cristais e microcristais consiste em sílica gel. Você pode conhecer esse material nos pequenos pacotes de sílica usados para garantir ambientes secos. A sílica retém odor relativamente bem.
Também pesa menos em comparação com as areias à base de bentonita. É um material rígido que produz um ruído alto devido à sua consistência, o que pode causar um efeito perturbador em alguns gatos. A sílica precisa ser trocada com frequência (intervalos curtos) e descartada no lixo doméstico.
Granulado orgânico feito de fibras de plantas
Granulado à base de plantas – como por exemplo Cat’s Best – usa o efeito da capilaridade das fibras vegetais. Umidade e odores indesejados são absorvidos e encapsulados profundamente dentro da fibra. O granulado de origem vegetal é especialmente leve e muito eficiente. Está disponível em opções que formam ou não torrão. A areia à base de plantas se decompõe naturalmente e é, portanto, completamente compostável.
Com qual frequência devo trocar a areia?
A dieta normal do gato consiste em muita carne, de modo que uma grande quantidade de amônia e sulfeto de hidrogênio está sendo liberada: a principal razão por trás do forte cheiro da urina do gato. A areia de alta qualidade, como a Cat’s Best, combaterá ativamente maus odores de maneira natural: a umidade é imediatamente absorvida pelos capilares microscopicamente finos e encapsulada internamente. Se você estiver usando uma das melhores areias, por exemplo Cat’s Best Original, Cat’s Best Smart Pellets ou Cat’s Best Sensitive,- você simplesmente precisa retirar apenas os torrões (melhor usando as pás exclusivas da Cat’s Best) e descartá-lo no banheiro da casa * ou no composto.
Como e em que local descarto a areia do gato?
Todo tipo de areia para gatos pode ser descartada no lixo doméstico.
Aqueles que preferem um manuseio confortável em combinação com a proteção do meio ambiente, além de economizar dinheiro a longo prazo, não optarão pela areia mineral e preferirão as marcas de origem vegetal. Um produto puramente vegetal, como o Cat’s Best, é feito de matérias-primas de fontes secundárias de madeira: sem plantações de árvores, mas com árvores cultivadas naturalmente a partir de florestas regionais sustentáveis. As matérias-primas viajam apenas curtas distâncias.
O descarte, portanto, é sustentável por si só – o material é biodegradável e completamente compostável. Para deleite de qualquer jardineiro, a areia de gatos à base de plantas se transforma em um fertilizante valioso, aumentando a vida útil do solo e o esplendor verde e fresco do jardim.